A tal da “pejotização”

pejotização frente às decisões da Justiça do Trabalho e posicionamento do STF

O termo “pejotização” tem sido utilizado de forma pejorativa para referir-se a prática do trabalhador de abrir uma empresa e ser contratado como pessoa jurídica, a fim de eximir o empregador de custos e encargos trabalhistas.

A jurisprudência define a “pejotização” como a contratação de serviços pessoais, exercidos por pessoas físicas, de modo subordinado, não eventual e oneroso, realizada por meio de pessoa jurídica. 

Frequentemente, a Justiça do Trabalho tem recebido demandas referentes à“pejotização”, em que o(a) sócio(a) da empresa prestadora de serviço pleiteia peloreconhecimento de vínculo empregatício, sob a alegação de que a abertura da empresa se deu a fim de “mascarar” a relação de emprego. 

Diante disso, o posicionamento no âmbito trabalhista tem sido de que a “pejotização” trata-se de fraude na contratação de pessoa jurídica, quando presente a existência de subordinação direta do empregado à empresa tomadora de serviços.

Entretanto, grande número de empresas contratantes tem recorrido ao STF, com reclamações constitucionais, para revisar as decisões da Justiça Trabalhista, e a Corte tem se manifestado no sentido de que a terceirização por “pejotização” é lícita, desde que não preenchidos os requisitos caracterizadores da relação de emprego, não havendo que se falar em irregularidade na contratação de pessoas jurídicas constituídas por profissionais liberais, com a finalidade de prestar serviços terceirizados na atividade-fim da empresa contratante. 

Entre em contato

O escritório dispõe de uma ampla sede localizada na área nobre da cidade de Caxias do Sul – RS, conhecida como Altos do Juvenil. A estrutura física é composta de salas de atendimento individual e sala de reuniões e a estrutura de trabalho possui sistema informatizado de controle e armazenamento das informações dos clientes, primando pela eficiência e segurança.

Rua Dr. Montaury, 25 – Sala Térrea – Madureira, Caxias do Sul – RS

Alameda Rio Negro, 500 – 17ºandar, Torre B | Alphaville, Barueri – SP

Esse site não é um produto do Meta Platforms, Inc., Google LLC, tampouco oferece serviços públicos oficiais. Somos um escritório de advocacia, que oferece serviços jurídicos, privativos de advogados, de acordo com a legislação vigente e o Código de Ética e Disciplina da OAB.

Borghetti Von Brock Advogados Associados – CNPJ: 23.176.808/0001-20 | © 2024 Todos os direitos reservados.